Sexta-feira, 29 de Outubro de 2010

A cadelinha Gaby

"Sou a Gaby, infelizmente a minha história é horrível.

Já fui até atropelada pela minha suposta “dona”.

Sou mais um dos animais abandonados. A minha dona foi-se embora e deixou-me amarrada a um poste, sem água nem comida.

Felizmente uma senhora vai dar-me água e comida mas, não me pode levar para casa pois já tem quatro amiguinhos, não tem posses financeiras para mais um animal.

 

Sou muito meiguinha. Tenho cerca de 7 anos, sou pequena e peso cerca de 9 kgs porque estou gorda devido à má alimentação.

Só quero alguém que me faça realmente feliz."

 

------------------------------------------------------------

 

Infelizmente, quem se mete nestas coisas acaba sempre por ficar com os animais, bem sei, e tenho experiência disso. Já tive o meu cão Monty durante 8 anos comigo por tê-lo trazido da rua.

Também nunca achei donos para ele e o país não estava no estado em que está agora. Neste momento, é quase impossível!
A cadelinha Gaby está em minha casa desde sábado, de manhã, dia 29/10/2010.
Eu já tinha tudo tratado para ela ir para um centro de acolhimento de cães no sábado à tarde.
As condições eram que eu pagasse a alimentação e o veterinário com tudo que ela precisasse, incluindo a castração.
E exigiam, para a receber, que ela fizesse as análises primárias para despiste da febre da carraça, problemas renais, leishmaniosis e mais umas quantas que é costume os veterinários fazerem quando se traz um animal da rua e se desconhece o seu estado.
Disseram-me que têm lá bastantes nestas condições e outros também porque são apadrinhados por pessoas bondosas e com posses.
O centro está super lotado, como todos os outros. Mas enfim, era uma opção quanto ao alojamento, embora cara para mim.
6ª feira fui buscá-la e levei-a ao veterinário a fazer as análises. Deixei-a lá novamente, à noitinha, com as lágrimas a correrem por ter que prendê-la naquele telheiro infecto e cheio de ratos, apenas com uma caixa de cartão que eu consegui arranjar e um tapete.
Aproximava-se uma noite d’água... mas o meu marido estava irredutível e cedi, estupidamente.
Enraivecida regressei a casa, triste e sozinha.
Dormi muito mal e no sábado, de manhãzinha, peguei no carro e desandei sem dizer nada a ninguém, enquanto a família dormia. Fui vê-la.
Encontrei-a a tremer de frio na caixa de cartão a desfazer-se e com o tapete muito húmido. Foi demais! Peguei nela e trouxe-a comigo sem querer saber das consequências futuras.
As análises acusaram leishmaniosis no início, e o resto tudo bem, menos uma tremenda infecção no ouvido direito.
Paguei os 75 euros das análises mais os 12 do remédio dos ouvidos e comecei de imediato o tratamento oral que vai ser até ao fim da vida dela. Só assim se poderá manter controlada a doença. De 2 comprimidos diários, poderá passar a um se as próximas análises o permitirem; mas nunca vai parar de tomá-los.
Agora aguardo que cheguem de Espanha as injecções já encomendadas, para 28 dias. Vou aprender a dá-las pois é incomportável o seu preço mais as idas ao veterinário para que lhas dêem. Se o tratamento fosse só oral, seriam cerca de 200 euros. Realmente, não posso gastar tanto.
Com muita pena dela, vai ter que ser injectável pois, assim, fica em pouco menos de metade do preço.
À hora do almoço desatou a chover torrencialmente e eu nem falei em ir levá-la ao centro. A previsão era de temporal para todo o fim de semana.
Afinal, eu já tinha decidido ficar com ela e poupá-la à operação da castração. Poupá-la a ela e a mim, eram mais 180 euros. Ora se eu não tenho cães, não precisa.
E, olhando para ela, achei que não seria capaz de a levar para junto daquela confusão de animais. Ela é pequenina e frágil, muito doce e sossegada.
Estes centros parecem-me os campos de concentração ou as prisões, com gangs de malfeitores. Até já a via trucidada!
Sei de muitos animais que morrem em lutas e outros que se deixam morrer de desgosto ou pavor, quando metidos nestas associações. Isso costuma acontecer mais aos que vêm de casas de família ou de donos que morreram e estavam habituados ao conforto e amor mas, mesmo assim... é horrível!
E afinal, pensando bem, eu só estava a poupar no meu próprio trabalho porque as despesas seriam iguais. Já seria bom para mim, mas...
Não houve mais conversas e ela cá está de banho tomado, pelo escovado e cortado o que não se conseguiu pentear com tanta porcaria colada, coleira nova no pescocinho, coleira das carraças e pulgas, ouvidos tratados, bem alimentada e calma. Não arreda de ao pé de mim, sempre a olhar para a dona.
Tenho alguns problemas com a minha cadela pastora alemã que está muito velha e não aceita nenhum bicho junto a ela, nem cão nem gato. Não posso deixá-las sós.
A outra cadela pequena, também não gostou da concorrência e anda de dente arreganhado.
Os gatos estão assarapantados e difíceis de aturar, com mais um animal por aqui.
Preciso de muito cuidado com a Gaby.
E pronto, é esta a saga da cadelinha Gaby e a minha história de finanças depauperadas, para já...
É por isto que as pessoas não socorrem animais – são demasiadas despesas, preocupações e trabalho.
Esta casa está um alvoroço e eu muito cansada; aliás, mais do que já costumo estar pois tenho um filho com problemas e um marido que não é um primor em ajudas. Arco com tudo sózinha: filho, casa, roupas, comida, compras, quintal, jardim, animais e todo o meu trabalho no computador. Já nem consigo escrever os meus poemas pois não tenho ambiente, nem tempo, nem disposição de tão cansada que ando sempre.
-------------
Laura Martins
*TAGS são temas do blog - Clique em cima!:
publicado por LauraBM às 23:46

link do post | E custa, comentar aqui?
1 comentário:
De batidasfotograficas a 25 de Maio de 2012 às 11:49
Que tempo lhe resta? Só mesmo o Amor que recebe!
É assim que o amor acontece!
Abraço

Comentar post

.mais sobre mim

.*TAGS são temas do blog - Clique em cima!

. 00-historial minhas cadelas

. 01-ternurinhas

. 02-se eu falasse

. 03-elas são assim

. 04-as nossas cadelas

. 05-fotografias

. 06-poemas de outros

. 07-artigos divertidos

. 08-cachorrices-bd-piadas

. 09-fotos minhas cadelas

. 09-poemas laura

. 10-cadelas de amigos

. 11-histórias dos amigos

. 12-natal

. todas as tags

.posts recentes

. CHARLÔ - a cadelinha cega...

. Piadas sobre cães e cadel...

. O que elas dizem

. Cadela Thaís

. Gaby no degrau da marquis...

. A Gaby em nossa casa

. Um anúncio para a Gaby

. A cadelinha Gaby

. Serão cachorrices ou gali...

. Daisy e Monty a comer no ...

. Vantagens da Castração

. A história de Jasmine

.arquivos

.subscrever feeds

.links